***HIV/AIDS*** Aprenda mais você também

"Não diga nada antes de ter certeza que suas palavras valem mais que seu silêncio".


TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL

"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças".
*
"Nunca é muito tarde para abandornarmos nossos preconceitos."
(Henry David Thoreau)
*
"Dar ouvidos à preconceitos é renunciar à liberdade."
(Frei Anselmo)
*

Uma conclusão para chocar:

Quem não usa cinto de segurança no seu carro tem um milhão por cento a mais de probabilidades de contrair AIDS. É que quem não usa cinto de segurança também não usa camisinha. Acha que as coisas só acontecem com os outros...

Hoje faz parte das boas maneiras usar preservativo sempre.

Finalmente, uma recomendação de conotação contemporânea: hoje é de profundo mau-gosto e falta de educação, ter relações sexuais sem preservativo. Usando-o, além de estar preservando a saúde do parceiro e a sua própria, estará garantindo que uma gravidez só ocorrerá voluntariamente e isso poupará ao casal o karma de um aborto motivado pela irresponsabilidade de ambos. Além de evitar a gravidez, o preservativo previne contra a transmissão de herpes, gonorréia, sífilis, cândida, pólipos, e um sem número de outras inconveniências genito-urinárias.

Casais SORODISCORDANTES

Como vc encara a possibilidade (ou certeza) de HIV dentro de um relacionamento?

Casais sorodiscordantes são aqueles em que um dos parceiros é soropositivo, ou seja, portador do vírus HIV, e o outro não..

Vc conhece algum casal sorodiscordante?

Caso se apaixonasse por alguém com o vírus, teria preconceito em namorar, mesmo sabendo que com os devidos cuidados não se contrai a doença?

HOJE JÁ EXISTE DISPONIVEL NO BRASIL MAS NÃO GRATUITO, uma técnica de lavagem de espermatozóides, separando-os do sêmen contaminado (o espermatozóide em si não se contamina) com posterior inseminação artificial na mulher por fertilização in vitro...
já quando apenas a mulher é soropositivo, usa-se a fertilização in vitro, existente no Brasil, com os devidos cuidados pra que ao longo da gravidez ela não transmita o vírus à criança.

Vc tentaria ter filhos?

Como vc encararia o HIV em si e/ou no parceiro?

Vc e seu parceiro, caso não tenham o vírus, tomam os devidos cuidados atualmente?

Sei que são muitas perguntas, mas é pra todo mundo refletir!

Gostaria que todos ao passar por aqui respondessem a essas perguntas, SÓ VAI CUSTAR ALGUNS MINUTOS DE SEU TEMPO

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER

(È só deixar seu comentário)

O Beijo - Vick Muniz - Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

ALIMENTAÇÃO E HIV/AIDS

Aqui tem alguns site com receitas e propriedades dos alimentos e como eles ajudam seu organismo em relação ao HIV/AIDS.
QUALIDADE DE VIDA SÓ PRECISA DE UM PRIMEIRO PASSO..."O SEU."
*** CLIK AQUI ***

terça-feira, 25 de maio de 2010

EM DEFESA DO NOSSO CORPO

O médico Sang Lee, formado em Medicina na Coreia, especializou-se em Medicina Interna e Alergia nos Estados Unidos. Além de actuar como médico no Instituto Weimar, instituição de saúde especializada em tratamentos naturais, localizado na Califórnia, é conferencista e autor do livro Liberte-se.

Vida e Saúde: Como funciona o sistema imunológico?
Dr. Sang Lee: A coisa mais importante no sistema imunológico são as células T, que controlam as células brancas do sangue. São elas que cuidam do sistema imunológico. Quando algo mau penetra no nosso corpo, as células T são informadas do que está a acontecer e preparam-se para lutar. Ninguém sabe ainda como é que elas fazem isso, mas o facto é que cada célula T possui um gene muito complexo.

V&S: Fale-nos sobre os linfócitos B.
Dr. S. L.: As células B trabalham em conjunto com as células T. Elas produzem os anticorpos que funcionam como polícias que algemam as bactérias, células cancerígenas ou vírus prejudiciais à saúde. Então as células T apressam-se a matá-los.

V&S: Que coisas prejudicam o equilíbrio do sistema imunológico?
Dr. S. L.: Preocupações, sentimentos de ódio, angústia, rancor, e uma alimentação desequilibrada.

V&S: Como cuidar bem dele?
Dr. S. L.: Começando com a mente. Quando estamos irados, preocupados, quando odiamos, o nosso corpo produz cortisona, a hormona do stresse. Essa hormona enfraquece os linfócitos T. Por isso, é preciso ter a mente equilibrada e paz de espírito, o que conseguimos amando e perdoando. É importante também observar o regime alimentar. As gorduras e as proteínas em demasia tornam mais lenta a circulação e fazem com que as células não recebam o suprimento suficiente de oxigénio. As proteínas em excesso produzem ácido amoníaco, que age como tóxico sobre as células T. O açúcar, o sal, a pimenta, e outros alimentos estimulantes devem ser usados sem exagerar. Evitar o café, a coca-cola, ou qualquer bebida que contenha cafeína também ajuda os linfócitos T. O regime alimentar precisa de ser saudável, rico em vegetais, legumes e grãos integrais. Beber bastante água, fazer exercícios físicos regularmente e respirar ar puro também faz parte do processo.

V&S: O senhor Doutor falou em amar e perdoar?
Dr. S. L.: Sim. Se sentirmos ódio por alguém, é necessário que perdoemos. O perdão afasta a ira e influencia positivamente o cérebro. Para perdoar precisamos da energia espiritual.

V&S: Que energia é essa?
Dr. S. L.: A essa energia espiritual chamamos amor, amor de Deus. Ela altera a estrutura das sinapses cerebrais, as conexões entre as diferentes células do cérebro.
O consumir carne esporadicamente, pode não afectar tanto o seu sistema imunológico. Mas se consumir alimentos cárneos todos os dias, ou com frequência, certamente afectará, por causa do alto teor de proteínas que produzem muitos aminoácidos, que produzem amónia e que, por sua vez, se transforma em ácido-amoníaco. Assim, todo o seu organismo, o líquido do seu corpo, se torna mais ácido e as células T

V&S: A alimentação cárnea afecta o sistema imunológico?
Dr. S. L.: Afecta, sim. O consumir carne esporadicamente, pode não afectar tanto o seu sistema imunológico. Mas se consumir alimentos cárneos todos os dias, ou com frequência, certamente afectará, por causa do alto teor de proteínas que produzem muitos aminoácidos, que produzem amónia e que, por sua vez, se transforma em ácido-amoníaco. Assim, todo o seu organismo, o líquido do seu corpo, se torna mais ácido e as células T não se dão bem com isso. As gorduras também interferem na actividade dos linfócitos T e no suprimento de oxigénio. Como o sangue se torna muito espesso, entope os vasos sanguíneos, impedindo que os linfócitos T circulem com facilidade.

V&S: Fale sobre a actividade física e o sistema imunológico.
Dr. S. L.: O exercício físico produz endorfinas e activa a circulação. Aumenta a taxa de oxigénio do organismo, e dá a faísca inicial a muitas hormonas importantes. Mas é preciso fazê-lo com alegria. Outra coisa com que precisamos de ter cuidado é com o risco de fazer exercício de mais e cansarmo-nos. Não faça competições consigo mesmo. Não diga: “Tenho que fazer este exercício durante 45 minutos”, ou “tenho que alcançar esta distância”. Não determine isso. Calcule sempre se é o suficiente. A isso chamamos temperança ou equilíbrio.

V&S: Qual é a sua opinião a respeito de alimentos modificados geneticamente?
Dr. S. L.: Não podemos afirmar com total segurança mas, tanto quanto se sabe, eles não prejudicam o ser humano.

V&S: Mas uma substância química produzida por bactérias, que mata os insectos, é segura para o consumo humano?
Dr. S. L.: Eu não me preocupo com a natureza tóxica dos alimentos geneticamente modificados. O maior problema são os prejuízos causados no equilíbrio ecológico. Vou dar um exemplo: um cientista colocou um novo tipo de gene no milho capaz de produzir um veneno para afastar os insectos. A produção de milho geneticamente modificado foi um sucesso. Mas sabe o que aconteceu? Algumas borboletas põem os ovos em plantas que produzem uma seiva leitosa, que crescem perto das plantações de milho. Como o milho produz o pólen, e o pólen é espalhado pelo vento e cai sobre as folhas dessas plantas, descobriu-se que as larvas das borboletas morriam ao sair do ovo. Assim, as borboletas não conseguiam reproduzir-se. E se as borboletas não se reproduzem, quem vai polinizar as plantas? Essa é a razão por que não concordo com o consumo de alimentos geneticamente modificados.

V&S: Porque é que os produtos lácteos são geralmente contra-indicados para as pessoas com problemas alérgicos?
Dr. S. L.: Ao absorver proteínas, o organismo transforma-as em aminoácidos, que, por sua vez, se transformam em proteínas humanas. Mas quando as pessoas são alérgicas, geralmente a membrana da mucosa intestinal é muito instável e é também alérgica a outros alimentos. O leite é um alimento preparado para recém-nascidos, pois é rico em proteínas simples. Eles não têm as membranas da mucosa intestinal muito bem desenvolvidas, e por isso não conseguem digerir proteínas mais complexas. As proteínas lácteas ou proteínas ovo-lácteas são facilmente absorvidas para o sangue dos bebés sem passar pela digestão. Quando há uma instabilidade, o intestino geralmente fica inflamado porque deixa a proteína láctea penetrar sem ser completamente digerida. Tenho notado que as pessoas alérgicas não conseguem melhorar enquanto não retiram completamente as proteínas lácteas do seu regime alimentar.

V&S: Onde podem essas pessoas ir buscar o cálcio necessário ao seu organismo?
Dr. S. L.: O cálcio também está presente em muitos legumes verdes, como os brócolos e outros semelhantes. Os estudos científicos têm demonstrado que muito leite pode provocar problemas com o cálcio, porque pode ocorrer uma interacção anormal entre o magnésio, o fosfato e o cálcio. É por isso que as vacas nunca bebem leite. As vacas comem palha e erva verde. Há abundância de cálcio na vegetação, nas plantas.

V&S: Jean Bousquet, professor de Medicina Respiratória da Universidade de Montpellier, em França, disse há uns anos que a asma é “a epidemia do século 21”. A asma venceu a medicina?
Dr. S. L.: A asma vai tornar-se mais epidémica ainda, porque é uma doença alérgica. As doenças alérgicas aparecem quando as células T enfraquecem. Então o organismo fica tenso, em alerta, e ao surgir uma doença, o corpo reage de maneira exagerada, para proteger a pessoa. Por isso, começamos a espirrar e a tossir. Finalmente, os brônquios recusam-se a receber poeira e pólen. Nestas circunstâncias, o organismo parece reconhecer qualquer tipo de partícula de proteína (pólen, poeira e outras) como se fossem bactérias. Então, procura libertar-se através da tosse e do fechamento dos brônquios. A única forma de curar a asma é manter as células T sempre fortes, mudando o regime alimentar. Quando as células T ficam fortes, até mesmo as células cancerígenas são vencidas.

V&S: O senhor Doutor é médico e já sofreu de asma...
Dr. S. L.: Sim, e agora sou um especialista em asma. Fiquei curado depois de mudar o meu estilo de vida. Deixei de beber café, bebidas com cola e alcoólicas; deixei de comer carne e de comer muito. A minha alimentação é vegetariana. Faço exercício físico regularmente, bebo bastante água, confio em Deus e sinto-me sempre feliz. Assim, as minhas células T mantêm-se fortes e eu já não tenho asma. Agora, se a asma venceu a medicina? Eu creio que sim. E a única maneira de melhorar esse quadro é ensinar as pessoas a fortalecer o sistema imunológico.

O exercício físico produz endorfinas e activa a circulação. Aumenta a taxa de oxigénio do organismo, e dá a faísca inicial a muitas hormonas importantes. Mas é preciso fazê-lo com alegria. Outra coisa com que precisamos de ter cuidado é com o risco de fazer exercício de mais e cansarmo-nos. Não faça competições consigo mesmo

V&S: As vacinas e os medicamentos genéticos representam uma esperança de cura para alergias, doenças do coração, asma, cancro e outras?
Dr. S. L.: Não. Os medicamentos geralmente tratam os sintomas. Os tratamentos modificam os sintomas mas não podem fortalecer o sistema imunológico. As células T podem ser estimuladas temporariamente com medicamentos, mas com o tempo enfraquecem. A única maneira de fortalecer o sistema imunológico é através da mudança do estilo de vida. Substituir os genes doentes por genes sadios pode funcionar, mas por um curto período de tempo. Depois, o paciente poderá ficar novamente doente, porque foi provavelmente o seu estilo de vida que lhe destruiu os genes. Se não houver mudança de estilo de vida relativamente a regime alimentar, exercício físico, água, luz solar, temperança, ar puro, descanso e confiança no poder divino, não se poderá esperar a verdadeira cura.


Francisco Lemos
Editor da nossa congénere brasileira Vida e Saúde

SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário