***HIV/AIDS*** Aprenda mais você também

"Não diga nada antes de ter certeza que suas palavras valem mais que seu silêncio".


TER PROBLEMAS NA VIDA É INEVITÁVEL, SER DERROTADO POR ELES É OPCIONAL

"Grande parte da vitalidade de uma amizade reside no respeito pelas diferenças, não apenas em desfrutar das semelhanças".
*
"Nunca é muito tarde para abandornarmos nossos preconceitos."
(Henry David Thoreau)
*
"Dar ouvidos à preconceitos é renunciar à liberdade."
(Frei Anselmo)
*

Uma conclusão para chocar:

Quem não usa cinto de segurança no seu carro tem um milhão por cento a mais de probabilidades de contrair AIDS. É que quem não usa cinto de segurança também não usa camisinha. Acha que as coisas só acontecem com os outros...

Hoje faz parte das boas maneiras usar preservativo sempre.

Finalmente, uma recomendação de conotação contemporânea: hoje é de profundo mau-gosto e falta de educação, ter relações sexuais sem preservativo. Usando-o, além de estar preservando a saúde do parceiro e a sua própria, estará garantindo que uma gravidez só ocorrerá voluntariamente e isso poupará ao casal o karma de um aborto motivado pela irresponsabilidade de ambos. Além de evitar a gravidez, o preservativo previne contra a transmissão de herpes, gonorréia, sífilis, cândida, pólipos, e um sem número de outras inconveniências genito-urinárias.

Casais SORODISCORDANTES

Como vc encara a possibilidade (ou certeza) de HIV dentro de um relacionamento?

Casais sorodiscordantes são aqueles em que um dos parceiros é soropositivo, ou seja, portador do vírus HIV, e o outro não..

Vc conhece algum casal sorodiscordante?

Caso se apaixonasse por alguém com o vírus, teria preconceito em namorar, mesmo sabendo que com os devidos cuidados não se contrai a doença?

HOJE JÁ EXISTE DISPONIVEL NO BRASIL MAS NÃO GRATUITO, uma técnica de lavagem de espermatozóides, separando-os do sêmen contaminado (o espermatozóide em si não se contamina) com posterior inseminação artificial na mulher por fertilização in vitro...
já quando apenas a mulher é soropositivo, usa-se a fertilização in vitro, existente no Brasil, com os devidos cuidados pra que ao longo da gravidez ela não transmita o vírus à criança.

Vc tentaria ter filhos?

Como vc encararia o HIV em si e/ou no parceiro?

Vc e seu parceiro, caso não tenham o vírus, tomam os devidos cuidados atualmente?

Sei que são muitas perguntas, mas é pra todo mundo refletir!

Gostaria que todos ao passar por aqui respondessem a essas perguntas, SÓ VAI CUSTAR ALGUNS MINUTOS DE SEU TEMPO

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER

(È só deixar seu comentário)

O Beijo - Vick Muniz - Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

ALIMENTAÇÃO E HIV/AIDS

Aqui tem alguns site com receitas e propriedades dos alimentos e como eles ajudam seu organismo em relação ao HIV/AIDS.
QUALIDADE DE VIDA SÓ PRECISA DE UM PRIMEIRO PASSO..."O SEU."
*** CLIK AQUI ***

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Questão psicológica afeta portadores do vírus HIV

“Achei que logo eu ia morrer.” A frase é de João Maria de Castro, soropositivo e vice-presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids no Paraná. “Eu aceitei e fui aprendendo que existe vida, muita vida, depois do HIV”, afirma.
Além da saúde física, o infectado pelo vírus causador da aids precisa cuidar da saúde psicológica. Uma pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde aponta que as pessoas sofrem mais com os problemas sociais e psicológicos causados pela presença do vírus e da doença do que a ação no organismo. O estudo foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz com 1.260 pessoas.
No Dia Mundial de Combate à Aids, lembrado ontem, surgiu este alerta. O levantamento Percepção da Qualidade de Vida e do Desempenho do Sistema de Saúde entre Pacientes em Terapia Antirretroviral no Brasil -2008 mostra que 33% das mulheres soropositivas que fazem tratamento afirmaram ter grau intenso ou muito intenso de tristeza ou depressão; 47% ainda disseram ter grau intenso ou muito intenso de preocupação e/ou ansiedade. Entre os homens, os índices foram de 23% e 34%, respectivamente.
Paralelamente, 65% dos entrevistados avaliaram seus estados de saúde como ótimo ou bom. A pesquisa também revelou que existe um preconceito muito forte contra o portador do vírus. Mais de 20% dos entrevistados perderam o emprego depois do diagnóstico. Do total dos entrevistados, 58% não trabalham atualmente. PortadoresEstima-se que 630 mil pessoas possuam o vírus HIV no Brasil. Mas 250 mil delas não sabem que estão infectadas. Apesar do maior acesso à informação, muita gente continua achando que a aids só aparece para os outros.
Isso foi citado como o maior problema quanto à prevenção da doença por João Maria de Castro, pelo vice-prefeito e secretário de Saúde de Curitiba, Luciano Ducci, e pelo frei Pedro Bondani, assessor para o Paraná da Pastoral da Aids.
“As pessoas acham que não vai acontecer com elas”, comenta Bondani. “O trabalho com a informação continuada fez com que a taxa de incidência caísse ao longo dos anos. Mas há pessoas que ainda acreditam que nada vai acontecer com elas. Só que todos têm risco de se infectar com o vírus da aids”, afirma Ducci.
Além da informação, a população tem acesso aos testes que detectam o vírus gratuitamente. Ontem, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde aplicou os chamados testes rápidos - cujos resultados saem em 20 minutos - em uma ação para a comunidade da Vila Nossa Senhora da Luz.
O teste está disponível em toda a rede pública de saúde, assim como o tratamento. Ontem, a secretaria também lançou uma revista com as experiências de Curitiba nesta área.Ainda existem trabalhos de ONGs, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/aids, que faz assessoria e oferece tratamento psicológico para quem quer achar a vida depois do diagnóstico.
A rede fica na Rua Cruz Machado, 353, sala 2. Informações pelo telefone (41) 3233-2473.
.

5 comentários:

  1. as vezes e dificil dormir pensando no amanha incerto tenho 2 filhos e um marido que e um anjo em minha vida ele nao e soro positivo mas comprou essa luta comigo,mas agradeço todos os dias por ter um amanha.a maior solidao esta dentro de mim nao tenho medo de morrer tenho de fazer as pessoas que eu amo sofrer....

    ResponderExcluir
  2. Anonimo:
    Sabe a vinte dias eu conheci alguem que eu acredito ser enviado por Deus, hoje ele é meu "marido", moramos juntos e nunca escondi dele, e ele tbm comprou essa luta comigo, por isso eu sei exatamente o que vc sente, hj por exemplo me senti muito triste um vazio sem tamanho, uma solidão imensa que nem sei explicar, eu fui trabalhar mas acabei voltando embora pq eu só queria o colo dele, o carinho o abraço, ele sai um pouco mais tarde pra trabalhar por isso ainda estava em casa, qaundo cheguei ele me deu um abraço, meu Deus é como se tudo se renovasse mas ainda assim dentro d emim sinto uma enorme solidão e eu tbm não tenho medo de morrer, tenho medo de fazer as pessoas que eu amo sofrer...não choro perto deles mas minha alma rasga por dentro pedindo socorro...se vc puder me add no msn: pequenapaty79@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a um ano eu descobri que meu companheiro a 13 anos estava com aids td começou quando ele ficou muito doente e não se descobria do que se tratava então a mecida que cuidava dele me pediu a permição para fazer o teste e deu positivo quando ele me contou fiquei arrasada mas decidi ficar ao lado dele e entao eu tbm fiz o teste que deu positivo eu tenho o virus não desenvolvia a doença como ele ,só que o mais dificil e não ter com quem conversar com quem desabafar minhas duvidas e tristesas pois eu acredito que ele me traiu mas ele jura que nao mas no fundo essa desconfiança pesa tento não ficar remoendo pois eu ainda o amo e estou a cada dia tentando superar todos os meus medos

    ResponderExcluir
  4. A 6 meses apaixonei me por um rapaz....ele foi fazer uns exames descobriu se que era soro positivo, ele contou me logo e pediu me para fazer o teste que deu negativo.Ele queria terminar a relação para mim não sofrer, e eu disse a ele : eu vou sofrer mais se não seguir essa luta contigo.O amor vence tudo, eu posso dizer que sou muito feliz, sei que um dia vamos está nos livrar desse virus.

    ResponderExcluir
  5. Não sou soro positivo e nem meu parceiro, mas me interesso por esses assuntos porque nunca sei o que vai acontecer no futuro. Acho muito importante pessoas superarem esses problemas, vocês que tem parceiros que não abandoraram vocês, mesmo sabendo da doença, agradeçam a Deus porque hoje em dia o preconceito é muito grande, as pessoas foram dominadas pela ignorância. Mas nós ciêntistas biólogos (meu caso)passamos dias e noites nos laboratórios procurando a cura pra todas as doenças que assombram a sociedade, principalmente o câncer e o HIV. Esperam que vocês tomem a medicação certinha pra poderam ficar bem, e estejem a nossa espera com a cura para o problema de vocês... Sejam felizes e não liguem pra pessoas preconceituosas. Um beijo e um abraço ebm apertado a todos.

    ResponderExcluir